26/04/2009

GRIPE SUÍNA ASSUSTA O MUNDO

NESTE FINAL DE SEMANA OS PRINCIPAIS JORNAIS DO MUNDO DESTACARAM A GRIPE SUÍNA, QUE JÁ VITIMOU DEZENAS DE PESSOAS.

GENEBRA - A Organização Mundial de Saúde (OMS) tentou determinar neste domingo, 26, como vai combater a mortal nova cepa de gripe suína, realizando teleconferências com equipes e especialistas em gripe ao redor do mundo, enquanto países que vão da Nova Zelândia à França anunciaram que estão monitorando casos suspeitos. Contudo, a OMS não conseguiu formular medidas específicas para deter a doença, se limitando a exortar os governos a aumentar sua supervisão dos casos suspeitos, mas deixando decisões adicionais a cargo de cada governo.

NOVA YORK - O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) confirmou que oito estudantes de uma escola de segundo grau foram infectados com o vírus da gripe suína. Jovens apresentam uma versão branda da gripe suína, mas disse que, aparentemente, o vírus não está se espalhando rapidamente entre a população. Cerca de 100 estudantes reclamaram de sintomas de gripe na escola.

MADRI - Três espanhóis que regressaram recentemente do México e que apresentavam sintomas de gripe estão sendo submetidos a exames em Almansa, Bilbao e Valência, para determinar se estão infectados por gripe suína, que pode ter causado até 81 mortes no México. 

GENEBRA - Os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos têm o potencial para causar uma pandemia mundial mas é cedo demais para afirmar se isso vai ocorrer, disse neste sábado a chefe da Organização Mundial da Saúde.  

(TRECHOS DE TEXTOS DO SITE WWW.ESTADAO.COM.BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário