06/03/2009

SAÚDE

Nutrição correta e exercícios:
receita ideal contra prevenir
ou se conviver com o diabetes


Pessoas sedentárias devem iniciar os exercícios com cautela, aumentando a freqüência e intensidade com o passar das semanas

Atividades físicas devem sempre fazer parte da vida das pessoas, mas nem todo mundo se dispõe a isso. E, com o sedentatismo e a mudança nos costumes alimentares, entre vários outros fatores, cresce o número de obeso.
Segundo a nutricionista da Lowçucar, Gisele Rocha, indivíduos com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25 são mais propensos a desenvolver determinados tipos de doença, como o diabetes. “A alimentação balanceada, aliada à prática diária de exercícios físicos, é de extrema importância para a manutenção da saúde, principalmente do diabético”, frisou.
Os diabéticos podem comer de tudo, bastando apenas controlar a quantidade de carboidratos ingeridos. Macarrão, pão, batata e arroz, por exemplo, se transformam em açúcar, a energia do organismo. “Os glicêmicos devem evitar alimentos gordurosos e dar preferência a produtos integrais. É importante também que escolham os da chamada linha diet”, aconselhou a nutricionista, lembrando que a Lowçucar tem uma vasta linha de produtos alimentícios direcionados para diabéticos.
Com relação aos exercícios físicos, conforme orientou a professora de educação física Dirza Nunes da Silva, antes de colocar uma bermuda, tênis e camiseta é recomendável fazer uma avaliação da saúde para aferir a pressão arterial, níveis de gordura no sangue e também uma avaliação cardiovascular. “É importante, ainda, uma avaliação física com um profissional da área. Nas duas primeiras semanas aconselhamos a prática de exercícios em dias alternados”, explicou.
Em diabéticos, a prática deve ser evitada apenas se os níveis de açúcar no sangue estiverem acima de 250 - normalizada a glicemia, podem ser retomadas. “Pessoas sedentárias devem iniciar com cautela, aumentando a freqüência e intensidade com o passar das semanas. É comum nos primeiros dias acumular acido lático nos músculos, o que ocasiona aquela dorzinha”, destacou Dirza.
Quem já pratica atividades físicas garante: relaxa, ajuda a dormir, melhora a auto-estima além de queimar calorias. A caminhada, realizadas em ruas, parques ou mesmo estradas, é considerada o exercício mais completo. Detalhe: é uma atividade indicada para todos os sexos e idades, inclusive pessoas com problemas cardiorespiratórios, diabetes, colesterol alto e obesidade.
“Sempre pratiquei exercícios físicos. Os resultados são realmente benéficos, animadores”, disse a nutricionista Geovana Rodrigues Martins, 22, portadora de diabetes há 14 anos.

DICAS:

- Aumento da ação da insulina
- Aumento da captação de glicose pelo músculo
- Captação da glicose nos períodos pós-exercícios
- Diminuição da glicose sanguínea
- Aumento da sensibilidade celular à insulina
- Incremento das funções cardio-respiratórias
- Incremento da força e da resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário