16/06/2009

SAFRINHA

Colheita do milho
é iniciada em Floresta

Primeiras lavouras estão produzindo a média de 81 sacas por hectare

Começou nesta semana a colheita do milho safrinha no Noroeste do Estado. Em Floresta, onde foram cultivadas as primeiras lavouras da região, a média de produtividade está sendo de 4.900 quilos por hectare, exatas 81 sacas. Até o momento foram colhidos 1.000 dos 15.000 hectares plantados com o grão no município.
Quem já está com parte da produção assegurada é a agricultora Nair Gesualdo. A colheitadeira já passou em 20 dos 33 hectares que ela possui próximo ao trevo de Ivatuba. “Estou colhendo a média de 86 sacas por hectare, uma quantia que dá para cobrir os custos”, calculou, lembrando que investiu em alta tecnologia. A produtora utilizou semente de qualidade, fez o controle de pragas e ervas daninhas, jogou 330 quilos de adubo por hectare na base, e mais 3 toneladas de uréia para cobertura em toda a área.
Conforme explicou o técnico agrícola da Cocamar, Robson Fabru Arrias, os plantios sofreram 52 dias de estiagem. “Se olharmos pela adversidade climática a produção está dentro do esperado, podendo ser até considerada boa. Nas áreas de milho transgênico BT, onde o controle pragas foi mais eficaz, a produtividade está sendo 10% maior”, citou, lembrando que as primeiras áreas foram plantadas em janeiro.
Arrias acredita que as lavouras tardias devem produzir menos, isso devido à somatória dos problemas seca e geada, a qual atingiu o município nos dias 3 e 4 de junho. “Algumas áreas plantadas em março foram 100% prejudicadas. No geral, a quebra provocada pelo frio deve ficar em torno de 10%”, contabilizou. (Flamma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário