26/06/2009

SITUAÇÃO DOS RIOS DE MARINGÁ

Vista aérea da Estação de Tratamento da Sanepar ETE Norte (FOTO: Jorge Ulises Guerra Villalobos)

Entrevisra com Jorge Ulises Guerra Villalobos., coordenador do Observatório Ambiental - projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

1 - Quantos rios banham Maringá?
Os principais cursos de água de Maringá são Ribeirão Maringá que nasce no Jardim Olimpico, Ribeirão Bandeirantes do Sul que nasce no Parque Industrial Bandeirantes, córrego Borba Gato que nasce no interior do Horto Florestal, córrego Moscados, que nasce no interior do Parque do Ingá, córrego Cleópatra, que nasce no interior do Bosque 2, Morangueiro, Mandacaru, Nazareth, Betty entre outros.

2 - Qual a situação destes rios?
A situação é de degradação contínua. Existe carência absoluta de cuidados mínimos quanto á preservação, recuperação e monitoramento destes bens ambientais.

3 - Qual é o mais poluido?
1º Ribeirão Bandeirantes do Sul;
2º Ribeirão Maringá
3º Córrego Cleópatra

4 - Ações têm sido tomadas no intúito de despoluir?
Estas ações deveriam ser questionadas junto aos órgãos ambientais que tem a responsabilidade e competência para tal. No entanto, tenho constatado que a qualidade ambiental dos cursos de água se agrava a cada dia mais. Assim, aparentemente os esforços, se eles têm sido realizados, não apresentam resultados satisfatórios.

5 - Os agricultores têm respeitado a área de mata ciliar?
Devemos separar as palavras dos fatos, uma vez que os discursos falam de respeitar, respeitamos e respeitada. Porém, existem inúmeras situações, fatos, nos quais esse RESPEITO, não vem sendo cumprido. Generalizar é sempre um risco, assim, eu diria que estamos a caminho de uma nova relação com a mata ciliar.

6 - Na sua opinião, quem são os maiores poluidores?
Os poluidores somos todos nos. Se você quer dizer “que empresa?”, diria aquela que produz mais. “Que Sociedade?” aquela que consume mais. Existe uma relação entre produção, consumo e poluição. Todas as estatísticas e estudos apontam para esse fato. Se sua empresa produz “muito” e é líder de mercado a pergunta é “Qual o destino dos seus efluentes-resíduos industriais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário