28/01/2011

Aumentam casos de queimaduras por águas-vivas

O Corpo de Bombeiros registrou na última semana um aumento significativo no número de casos de queimaduras por águas-vivas no litoral paranaense. Em apenas um dia (24 de Janeiro) foram registrados 185 casos de banhistas que procuraram os Postos de Guarda-Vidas para receberem os primeiros socorros e orientações. Os locais de maior incidência foram os balneários de Ipanema, Praia de Leste, Santa Terezinha e Shangri-Lá. Desde o início da temporada já foram registrados 396 casos de queimaduras por águas vivas.

As crianças são as que mais sofrem com os ataques, pois as manifestações de sintomas alérgicos apresentam-se nelas com maior intensidade, já que a região de queimadura geralmente é maior que nos adultos, guardadas as proporções.

A orientação em caso de contato é para que o banhista saia da água imediatamente, pois pessoas sensíveis à toxina destes animais podem desenvolver violenta reação alérgica em poucos minutos. Felizmente estes casos mais graves são muito raros, porém, dificilmente a pessoa sabe que é alérgica antes da primeira exposição. Nos postos de guarda-vidas os banhistas encontrarão tubos com vinagre, que ao ser aplicado no local da queimadura interrompe o processo de queimadura e promove alívio imediato na ardência.

Em casos de febre, vômito, inchaço no local e dificuldades respiratórias, deve-se procurar um hospital imediatamente, para que providencias sejam tomadas no sentido de evitar estado de choque anafilático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário