24/07/2009

Marcos Pontes realiza palestra em Maringá

Único Embaixador da Fundação FIRST no Brasil destaca em apresentação a importância do investimento em ciência e tecnologia na região

Promover a cidadania por meio da robótica social. É com esse intuito que o astronauta Marcos Pontes chega a Maringá para ministrar uma palestra intitulada "Do sonho à realidade, uma missão possível para as novas gerações". O evento, patrocinado pela LEGO Education no Brasil e realizado pela Fundação FIRST, integra a apresentação do Programa de Robótica Educacional da Fundação FIRST e será realizado no dia 29 de julho, das 16h às 18h, na Prefeitura Municipal para autoridades e empresários da região.
Na ocasião, o astronauta mostrará a importância do envolvimento da sociedade para o crescimento e difusão da ciência e tecnologia entre as crianças e jovens por meio da realização de torneios de robótica educacional da FIRST. O objetivo é incentivar o investimento nessas áreas e em novas metodologias de aprendizado, a fim promover a melhoria da educação por meio da prática e do desenvolvimento de competências, habilidades, criatividade e trabalho em equipe, entre outros.
Durante a palestra, Marcos Pontes também contará suas experiências pessoais e profissionais obtidas ao longo de sua trajetória de vida e explicará como a educação exerceu papel fundamental durante esse processo. Além disso, o evento contará com a presença do diretor de operações da FIRST, Arnaldo Ortiz Clemente, que trará informações sobre a FIRST, explicando a missão e os valores da Fundação e aproveitando para tirar as dúvidas de como participar e apoiar a instituição.

Sobre a FIRST

Fundada em 1989 pelo empreendedor Dean Kamen, a FIRST é uma organização sem fins lucrativos, que em inglês significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”, que possui uma vasta expertise internacional na organização de torneios de robótica entre estudantes. O primeiro brasileiro a participar de um programa espacial internacional, Marcos Pontes, também foi pioneiro ao ser eleito como único embaixador FIRST fora dos EUA. Missão aceita no mês de abril, no World Festival em Atlanta.

Sobre o astronauta Marcos Pontes

Primeiro brasileiro a viajar para o espaço, Marcos Pontes é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e PHD na carreira pela Naval Posgraduate School, na Califórnia. Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, em 1998 foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para ser o primeiro astronauta do Brasil. Após mais de sete anos de treinamentos na Nasa, a agência espacial norte-americana, foi confirmada sua participação na “Missão Centenário”, que o levou à Estação Espacial Internacional em março de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário