15/05/2009

Segundo a VIAPAR,
aumentam os acidentes
com animais na região

Sarandi, na região de Maringá, é um dos municípios onde mais se observa animais soltos na faixa de domínio; acidentes acontecem geralmente entre as 22h e 4h

A concessionária VIAPAR tem trabalhado nos últimos anos, com o apoio das autoridades, no sentido de conscientizar os proprietários de áreas rurais que margeiam rodovias sob sua responsabilidade, para o perigo da evasão de animais. No ano passado, inclusive, a empresa chegou a destribuir castilhas entre agricultores da faixa lindeira, com orientações sobre reforma de cercas. Os resultados, no entanto, tem ficado abaixo do esperado.
Animais soltos próximos à pista, como bovinos e equinos, são potenciais causadores de acidentes. Desde o início do ano, a concessionária já registrou 13 ocorrências desse tipo; no mesmo período, em 2008, haviam acontecido apenas 5.
O coordenador do Centro de Controle de Operações (CCO) da empresa, Ronaldo Parpinelli, observa que os acidentes acontecem geralmente entre as 22 e 4 horas. Ele informa que a VIAPAR mantém equipes, em várias regiões, especializadas em afugentar ou recolher animais que sejam vistos em condições de risco. Para o recolhimento, é acionada a Polícia Rodoviária e os animais são enviados para uma chácara pertencente à Sociedade Protetora dos Animais, em Paranavaí, onde ficam à disposição dos donos. Desde 1º de janeiro, 293 foram afugentados e 28 apreendidos.
Parpinelli afirma que os municípios de Paranavaí e Sarandi, na BR-376, são os que apresentam a maior incidência de animais soltos na faixa de domínio e, consequentemente, onde há mais acidentes. O dono de um animal que provocar acidente pode ser responsabilizado civil e criminalmente. Conforme estabelece o artigo 963 do Código Civil, ele é obrigado a ressarcir o dano O Código Penal também prevê pena de detenção de dez dias a dois meses, além de multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário