19/02/2009

Baveloni: time formado por agricultores existe há 57 anos

A primeira partida foi organizada pelos irmãos Baveloni no ano de 1952, num campo de terra com uma bola feita de bexiga de porco Mais antigo que muitos clubes de futebol profissionais do Brasil, com 57 anos, o time Baveloni, formado basicamente por agricultores, a maioria cooperados da Cocamar em Maringá residentes na gleba ribeirão Maringá, é uma das equipes de futebol de várzea mais tradicionais da região Noroeste do Estado.
O primeiro jogo foi realizado em um campo de terra no ano de 1952, sendo organizado pelos irmãos Antônio, Edgar e José Baveloni. De lá pra cá o time nunca mais parou e é um dos poucos que sobreviveu ao êxodo rural. “Sempre fui um fanático por futebol. Lembro-me que o primeiro jogo foi realizado com uma bola feita de bexiga de porco”, contou o fanático torcedor do Palmeiras, José Baveloni, durante entrevista concedida ao Jornal de Serviço da Cocamar em setembro de 2007, antes de seu falecimento ocorrido no mês de dezembro do mesmo ano.
O primeiro campo foi construído na propriedade da família Baveloni. Por ser desnivelado e ter caminhos de vaca em sua extensão teve de ser reconstruido na década de 80, no sítio vizinho da família Polotto. “Naquela época à beira dos campos de futebol era repleta de torcedores. Sempre depois das partidas o pessoal comemorava, ganhando ou perdendo”, citou Baveloni.
Dentre todas as partidas do time, as realizadas contra Grêmio de Esportes de Maringá (GEM) no final da década de 60, ficaram gravadas na memória dos jogadores mais antigos. No primeiro confronto o time Alvinegro de Maringá foi até o sitio enfrentar os cafeicultores. Detalhe: o Baveloni ganhou pelo Placar de 3 x 0. “Na revanche disputada no Estádio Regional Willie Davids o Grêmio levou a melhor e ganhou do nosso time por 6 x 1”, lembrou José.
Desde que fundado os jogos do time sempre foram realizados nas tarde de domingo. Atualmente dividido em três categorias: tercerinho, aspirante e titular, mais de 40 pessoas, com idades entre 12 e 60 anos, encontram nesse esporte o divertimento predileto. Os números da equipe impressionam: somando os jogos das três categorias, durante sua existência, o Baveloni já realizou aproximadamente 5 mil partidas.
Outro ponto de destaque é a condição do campo. Obedecendo as medidas oficiais da FIFA (90 x 70) o gramado é excelente e causa inveja a muitos estádios do Brasil. Bem ao lado do campo existe um barzinho, o conhecido boteco, onde são vendidos aperitivos, doces, salgados, refrigerantes e expostos os troféus. “Recebemos times de Marialva, Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Astorga e de muitas outras cidades”, disse o dirigente do time, Nelson Cavalaro. E na lei do futebol de várzea o time visitante recebe entre R$ 40 a R$ 120 para jogar na casa do adversário – por este motivo o time do Baveloni também visitas outros campos. Os jogos são realizados durante o ano inteiro, sendo interrompidos apenas em épocas de plantio e colheita da soja e milho safrinha.
Ao longo de sua história, o time do Baveloni colecionou muitas conquistas, entre elas a Copa Cocamar, onde foi campeão por várias edições. Nas décadas de 80 e 90 tinha como principais adversários os times da Portuguesa, Guerra e Placa Pingüim. Os confrontos literalmente pegavam fogo.

Jogar no time é tradição

A tradição é passada de geração para geração. Em campo é comum ver pais e filhos vestindo a mesma camisa, como é o caso do estudante do curso técnico agrícola, Daniel Polotto e o pai Carlos. “Cresci brincando no campinho ao lado do principal. Hoje tenho o privilégio de jogar ao lado do meu pai”, disse o jovem, que atua no aspirante. Até quem não gosta de futebol não deixa de ir ao campo aos domingos. Do lado do bar 11 jogadores formam outro time, o dos caxeteiros. A brincadeira de cartas tem início sempre às 13 horas. Em outra mesa ao lado, pela algazarra é facilmente percebida, outras pessoas se divertem, é a galera do truco. E pra quem pensa que as mulheres ficam em casa - engano. Sentadas na modesta arquibancada feitas especialmente para elas na sombra de frondosos eucaliptos assistem todas as partidas do time. Na verdade, muitas nem prestam a atenção no jogo, gostam mesmo é de ficar jogando conversa fora.

Serviço– Quem quiser marcar um jogo contra o Baveloni pode ligar para o telefone (44) 9962-6378 e falar com Nelson Cavalaro. O campo está localizado na Pr-317 km 12 saída para Iguaraçu - Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário