22/02/2009

CÂNCER: ESTATÍSTICAS CURA

Veja as possibilidades de recuperação nos dez tipos mais comuns de câncer em adultos:
- Pulmão: No total, apenas 13% dos doentes se curam, porque a doença costuma ser diagnosticada quando já está avançada. Se é detectada no início, as chances de sobreviver sobem para 46%.
- Intestino: Diagnosticado cedo, as possibilidades de se curar são de 91% para pacientes com câncer de cólon e 85% para doentes com tumor no reto. Se a doença já se espalhou para órgãos vizinhos, as chances passam a ser 60% e 51%, respectivamente.
- Mama: A incidência de cura está em torno de 93%, quando não há metástase.
- Gânglio linfático: Órgão afetado por linfomas; 77% dos casos de tumores de Hodgkin são resolvidos, contra 31% a 51% de outros.
- Pâncreas: Apenas três em cada 100 pacientes conseguem ficar completamente curados.
- Útero: Na média, 66% das pacientes se recuperam; nos estágios iniciais, a probabilidade de cura chega a 94%.
- Medula óssea: São as leucemias. Calcula-se que 37 em cada 100 pacientes ficam recuperados. A taxa é relativamente baixa devido à queda das defesas imunológicas. Em geral, o paciente não morre por causa do câncer em si , mas de infecções oportunistas.
- Próstata: As chances de plena recuperação aumentaram de 50% para 76% na última década.
- Pele: Na maioria dos tumores, a cura é total. Nos melanomas, a remição é de 83%, quando não há metástase o que ocorre na maioria dos casos.
- Ovário: Cerca de 89% das vítimas sobreviveriam, se a doença fosse percebida nos primeiros estágios o que só acontece em 23% dos casos. Daí, o índice de cura fica em 18%, somente.
(SUPERINTERESSANTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário